glo1 glo3 glo4

No dia 19 de abril de 2017, na Casa das Nações Unidas em Brasília, ocorreu o lançamento oficial do Programa Glo.ACT -  Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes.

GLO.ACT é uma iniciativa de quatro anos (2015-2019), e envolve a participação da União Europeia (EU), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O programa faz parte de uma resposta conjunta ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes e será implementado em 13 países, estrategicamente selecionados na África, na Ásia, no Leste Europeu e na América Latina.

Foram convidadxs para o evento as professoras doutoras Andréa Vettorassi e Aline Borghi, bem como o Sr. Juliano Vieira, representando o Observatório Goiano de Direitos Humanos. Também estavam presentes o senhores Valdir Monteiro e Marco Aurélio de Sousa, representando o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Goiânia. A cidade de Goiânia foi escolhida como pioneira para aplicação das iniciativas do programa, por isso o OGDH se coloca à disposição no desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão que beneficiem a atuação do GLO.ACT na região.

re1 re3 re2

Nos dias 05 e 06 de setembro ocorreu nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) o seminário COMO CONCILIAR PRISÕES E DIREITOS HUMANOS. Organizado pela Profa. Dra. Fabiana Saddi em parceria com o Observatório Goiano de Direitos Humanos, o evento contou com a presença dxs coordenadorxs dos observatório da UFF/ONSMJC (Niterói - Rio de Janeiro), da UFMG/Onasp (Belo Horizonte - Minas Gerais), UFES/ODHES (Vitória - Espírito Santo), UFSC/Obs. DH e Saúde Coletiva (Florianópolis - Santa Catarina) e Observatorio de DH do Maranhão. A REDE ODH fortalece-se no Brasil e em breve poderemos contemplar o fruto deste belo trabalho em expansão, pois a intenção é que a rede conte com representantes de outras regiões do país, sendo referência na área de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos no Brasil. Todos os painéis de debate, seminários e mesa de encaminhamento foram gravados e se encontram disponíveis no seguinte link: http://livestream.com/accounts/21045296/events/6162777
Agradecemos a participação de todxs no evento!

a b   d

No dia 25 de julho, o Observatório Goiano de Direitos Humanos realizou na UFG uma mesa redonda intitulada "Defensoria Pública e a Assistência Jurídica no Sistema de Justiça da Infância e Juventude". Os palestrantes foram os defensores públicos Fernanda Fernandes, Tiago Gregório Fernandes e Bruno Malta Borges, que discutiram a identidade da criança e do adolescente e a sua relação com a legislação e com seus direitos. Compuseram a mesa redonda as professoras doutoras Andréa Vettorassi e Telma Durães. Estavam presentes representantes da comunidade acadêmica, jurídica e do terceiro setor.

alunos

No dia 1 de junho, a coordenadora do OGDH, Profa. Dra. Andréa Vettorassi, se reuniu com xs discentes do curso de Ciências Sociais da UFG que compõem o quadro de pesquisadorxs do observatório. O objetivo é que essxs pesquisadorxs façam um mapeamento de todas as ações que são feitas em prol dos direitos humanos em Goiás para a publicação, futuramente, de um relatório anual que apresente os principais resultados do mapeamento. As principais informações dessa pesquisa serão divulgadas em nossa página no Facebook e no site. Participe dos nossos eventos e compartilhe nossos resultados!

reunião 1

reunião 2 reunião 3

No dia 3 de maio de 2016, na Faculdade de Ciências Sociais da UFG, membros do Observatório Goiano de Direitos Humanos se reuniram para discussão de seus novos projetos, atividades e parcerias. Dentre as resoluções, foram estabelecidas a inclusão de Estudos de Migrações e Trafico de Pessoas no regimento interno, a chamada de processo seletivo para pesquisadores de iniciação científica, a criação de grupo de estudos em diretório do CNPq, a confecção de relatório anual sobre os direitos humanos em Goiás, bem como o compromisso em desenvolver mensalmente atividades de pesquisa e extensão relacionadas aos direitos humanos e suas vertentes.